sexta-feira, 5 de novembro de 2010

COMIDAS VENEZUELANAS - LA AREPA!

Falar sobre a Arepa é falar da Venezuela ... Uma parte da nossa cultura e da mesa todos os dias, caracterizada pela expressão culinária indígena, a Arepa é o pão de cada dia do Venezuelano.

A Arepa é uma paixão nacional, em qualquer cidade da Venezuela pode ser encontrada. A sua preparação vem desde seus antepassados indígenas que plantavam e cozinham o milho. A Arepa é a leal companheira dos venezuelanos e pode encontrada nas mesas mais nobres, assim como nas mais humildes, em qualquer esquina da cidade, ou no menor dos povos, nos restaurantes e casas.

Dentro do costume pode-se comer recheada com queijo e manteiga, ou carne assada desfiada, com presunto ou queijo, e quase tudo que possa aparecer. Na mesma massa em que se preparam as arepas pode ser encontrar também outros pratos que são típicos da Venezuela, como a massa de bollito: bollito cozidos em água muito quente, que normalmente é comido o café da manhã com manteiga e queijo.

* Mechido de ovos com cebola e tomate, aromatizada com diversas especiarias ou de plantas aromáticas, como parte do país.

Arepas Assadas

Para conseguir arepas douradas e fofinhas, poucos são os ingredientes utilizados, e o amassar e cozinhar, é o que exige um pouco de atenção, (atualmente se encontra a farinha de milho pré-cozida em todos os supermercados, uma vez que é parte de a dieta básica da Venezuela, e é utilizada na preparação de arepas do dia a dia).


Ingredientes:

(Para 4 ou 6 arepas)

  • 2 xícaras de farinha milho branco pré-cozido
  • 1 colher de chá de sal
  • Água
  • Óleo

Preparação

Despeje um copo e meio de água em uma tigela, adicione sal e um pouquinho de óleo, acrescentar farinha gradualmente dilu

ída em água, impedindo que forme caroços, amasse com suas mãos gradualmente acrescentando farinha e água para obter uma massa mole que não está aderindo a suas mãos. Forme bolas médias e amasse para que fiquem abertas. Aqueça uma chapa e unte com

um pouco de óleo, e asse as arepas de ambos os lados (até que se soltem sozinha da chapa) e, em seguida, leve ao forno

anteriormente aquecido a 350 º e deixe assar até que ao bater levemente quando removida se ouça um som "oco" tornando-se fofinhas e douradas. Servir recheadas com queijo, manteiga, caldeiradas, carne, feijão, ovos mexidos, etc. Em um café da manhã ou jantar será um maravilhoso encontro com os costumes da culinária venezuelana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário